POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi
Influência Jovem -
O poder da persuasão era uma das habilidades mais valorizadas na Grécia antiga. Os atenienses reunia-se na ágora (praça) e debatiam diretamente, sem intermediários, sobre o futuro da pólis. Aqueles que eram indiferentes aos destinos da cidade-estado eram chamados idiotes, do radical idios (do eu, indivíduo), notadamente aqueles que não desenvolviam opinião própria, se importavam apenas consigo mesmo e deixavam que os outros controlassem o seu destino.
 
O mundo moderno nunca mais conseguiu reproduzir a democracia representativa nos moldes atenienses. Menos pelo modelo em si, mais pela quantidade de pessoas. Por outro lado, o materialismo e a pobreza metafísica elevaram o culto do individualismo a um status quase divino. E é justamente entre os jovens, alienados e alheios a qualquer tipo de debate racional é que a verdade costuma sucumbir mais facilmente.
 
Especialmente para o jovem e a sua necessidade de aceitação pelo grupo, o pertencimento e o status de igualdade demandam uma completa e desarmada subserviência, às custas da imitação literal, servil e sem questionamentos. É o caldeirão perfeito para o florescimento do politicamente correto e da militância política.
 
Em uma época com tantos interesses escusos, onde os meios de comunicação não comunicam e os “representantes” eleitos não nos representam, é preciso provar diariamente que a grama é verde. E enfrentar a mentira significa lutar pela liberdade de ser contra tudo que não é honesto e autêntico. Aristóteles ensinava que só pode haver discussão entre pessoas igualmente honestas, dóceis à disciplina da prova. Se essa condição não se cumpre, argumentar é humilhar-se em vão diante de um trapaceiro.
 
O exercício da maiêutica é precondição mas enfrentar o "consenso" exige coragem, resiliência e autoestima. Se você agir contra os seus princípios, como deixar de postar um comentário em rede social pelo medo do que os seus amigos vão pensar de você, é um sinal que você não tem amigos, nem coragem para se posicionar na contramão de um grupo que te despreza e que só te aceita sob certas condições. Duvide, desconfie, seja um sincero buscador da verdade, sobretudo, não se acovarde ao descobri-la.

ESTE ARTIGO FAZ PARTE DO NOSSO CONTEÚDO DE NEWSLETTER. 
SE VOCÊ QUER RECEBER MATERIAL COMO ESTE MENSALMENTE NO SEU E-MAIL, CADASTRE-SE NA NOSSA NEWS!
É SÓ CLICAR AQUI 

Deixe seu comentário

Tags

BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - Cinco anos sem Fidel Castro

Cinco anos sem Fidel Castro

Novembro de 2021

Influência Jovem - Kyle Rittenhouse e  a sensação de que ainda há justiça!

Kyle Rittenhouse e a sensação de que ainda há justiça!

Novembro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: