POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES
Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.
EntendiNão seremos nós os que esquecerão este professor e autor grandioso!
No “Dia da Língua Portuguesa” nada melhor que homenagear quem tem contribuído muito com ela!
Hoje indicaremos o livro do escritor, professor e crítico literário Rodrigo Gurgel, que dá continuidade ao projeto iniciado com “Muita retórica – Pouca literatura (de Alencar a Graça Aranha)” e relê alguns dos principais prosadores do Brasil.
A obra “Esquecidos e Superestimados” revisita autores como Coelho Neto, Olavo Bilac, Lima Barreto, Euclides da Cunha, João do Rio, Monteiro Lobato – e também os pouco lembrados Carlos de Laet, Valdomiro Silveira e Hugo de Carvalho Ramos, dentre outros.
Como no livro anterior, o crítico não repete antigos julgamentos sobre os nomes estudados, mas convida o leitor a participar de sua proposta, em termos de análise, o que torna a leitura em um “diálogo erudito e estimulante”.
Quem está acostumado a ouvir as aulas que o professor Rodrigo Gurgel disponibiliza em seu canal do Telegram (se ainda não participa, aviso que é um refrigério para quem busca conhecimento e sobriedade – corre lá!), sabe exatamente o que significa a fala de Bruno Garschagen sobre este livro: “Ler os ensaios críticos de Rodrigo Gurgel é ser convidado para um clube privado de conversação erudita e estimulante”.
Confira o que mais alguns mestres comentaram sobre a leitura deste livro:
Acompanhe o professor Gurgel em suas redes sociais e pelo site https://rodrigogurgel.com.br/ (TEM LIVRARIA!!!).
Aproveite a oportunidade única de aprender com quem além de ser um grande crítico literário se torna um “velho amigo” a quem temos muitas histórias para ouvir!
Ao compartilhar seu conhecimento e sabedoria com quem se dispõe a escutá-lo, nos dá a honra de não sairmos de sua presença (mesmo que virtual) sem nos sentirmos inspirados a buscar a verdade e a beleza através de uma viagem incrível chamada Literatura.
Depois da indicação de seu livro e breve apresentação de como se pode ter acesso à riqueza intelectual transmitida por este mestre, deixamos aqui o nosso muito obrigado a este que faz um trabalho brilhante e tem ajudado a regenerar a educação brasileira, afinal, em época de vírus chinês, a Língua Portuguesa também precisa cuidar da saúde.
Ricardo às 09:39 - 06/05/2021
A língua portuguesa é tão rica e tão bela, devemos cuidar muito bem de nosso idioma mesmo.
Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!