POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi

“Terra de Vera Cruz” ou “Terra de Santa Cruz”.

Influência Jovem -
As terras que receberam a armada de Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500, logo que vistas, foram chamadas de “Terra da Vera Cruz” ou “Terra de Santa Cruz”. O monte alto avistado foi chamado de “Monte Pascoal”, localizado na atual cidade de Prado, na Costa das Baleias, ao sul da Bahia. 🏝🌫

Era domingo de Páscoa e “Ali era com o Capitão a bandeira de Cristo, com que saiu de Belém, a qual esteve sempre levantada, da parte do Evangelho. Acabada a missa, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e nós todos lançados por essa areia.

E pregou uma solene e proveitosa pregação da história do Evangelho, ao fim da qual tratou da nossa vinda e do achamento desta terra, conformando-se com o sinal da Cruz, sob cuja obediência viemos, o que foi muito a propósito e fez muita devoção.”

A primeira missa aconteceu em 26 de abril de 1500, realizada pelo frade e bispo Henrique Coimbra.

Estas foram palavras de Pero Vaz de Caminha, integrante da frota de Cabral, que escreveu ao rei de Portugal o que estavam vendo e presenciando naqueles dias na nova terra que era “de muito bons ares”. Nascia o Brasil: do encontro de portugueses, índios e a santa cruz.

Imagem: Pintura “A Primeira Missa no Brasil”, quadro de Victor Meirelles.

Deixe seu comentário

Tags

História do Brasil
BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - ​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

Outubro de 2021

Influência Jovem - São Jerônimo

São Jerônimo

Outubro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: