Mais um pouco de Cristo Redentor!
Quarta passada começamos a falar sobre o Morro do Corcovado...
⠀⠀
E hoje tem mais! 😍
Você sabe de quem foi a inspiração para criar o Cristo Redentor?
⠀
O primeiro a ter a ideia relatada de construir um monumento religioso no alto do morro do Corcovado foi o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss. Ele deixou registrado o seu sonho em um poema no prólogo da edição de 1903 do livro "Imitação de Cristo":
⠀⠀
‘O Corcovado! Lá se ergue o gigante de pedra alcantilado, altaneiro e triste, como interrogando o horizonte imenso... quando virá? Há tantos séculos espero. Sim, aqui está o pedestal único no mundo; quando vem a estátua colossal, imagem de quem me fez? Ai, Brasil amado! Acorda depressa, levanta naquele cume sublime a imagem de Jesus Salvador! Nem todos, por causas diversas, lerão o Livro, ao passo que em todas as línguas e linguagens a imagem dirá ao grande e ao pequeno, ao sábio e ao analfabeto...’
⠀
O desejo do padre só começou a se tornar realidade nos preparativos para o centenário da Independência, celebrado em 1922. Uma disputa para decidir o projeto para o monumento foi aberta, sendo Heitor da Silva Costa o vencedor.
⠀
A ideia era que o Cristo Redentor fosse construído apenas com dinheiro proveniente de doações dos brasileiros. Várias campanhas de arrecadação foram realizadas, inclusive um abaixo assinado solicitando a autorização do presidente Epitácio Pessoa para que o monumento fosse erguido. Ao todo a construção custou aproximadamente 2500 contos de réis, o que equivale a 9,5 milhões de reais, vindos de doações de brasileiros de todo o país.
⠀⠀
Vale a pena conhecer! 🌎
Imagens: Wiki Commons