POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi

VALE A PENA CONHECER!
O Cristo Redentor na cidade maravilhosa!

Influência Jovem -
Morro do Corcovado 🥰

Em “Terra de Santa Cruz”, nada mais previsível que o principal ponto turístico do Brasil seja a estátua representando Jesus Cristo Redentor.

Mas hoje vamos falar do Morro do Corcovado, local onde está instalado este símbolo brasileiro.

O Monte ou Morro do Corcovado é uma formação rochosa com 709 metros de altura, ampla vista para o mar, no século XV foi previamente chamado por Américo Vespúcio de “Pináculo das Tentações” em alusão à passagem bíblica, na qual o diabo oferecia riquezas a Cristo no alto de uma rocha (Mateus 4:1-11, Marcos 1:12,13 e Lucas 4:1-13).

No século seguinte recebeu o nome de Corcovado devido a seu formato curvo, popularizado até os dias atuais.

A ocupação do morro ocorreu principalmente com a chegada da família imperial ao Brasil, em 1808. D. Pedro I conduziu a primeira expedição oficial ao Monte Corcovado em 1824, registrada nas telas de Debret (1768-1848). O monarca desejava estabelecer pontos de observação para defender a costa. Mais do que um ponto de observação militar, o cume do Corcovado logo se tornou um ponto turístico. Construíram ali um belvedere que propiciasse a admiração da vista e instalaram um telégrafo que se comunicava por bandeiras com todas as partes da cidade e da Baía da Guanabara.

Os engenheiros Francisco Pereira Passos e João Teixeira Soares foram os responsáveis pela “Estrada de Ferro do Corcovado”, a primeira construída no Brasil por motivos turísticos - decisão de D. Pedro II. Inaugurada em 1884, sua estrutura foi fundamental para a construção da estátua do Cristo Redentor.

Falando em turismo...

Vamos passear um pouco e encher nossos olhos com algumas imagens da cidade maravilhosa e do nosso lindo Cristo Redentor enquanto ouvimos a música "Samba do Avião" de Tom Jobim?


 
Em 1885 o imperador mandou construir um mirante de ferro e madeira no topo do Corcovado: o “Chapéu do Sol”. Com a linha férrea funcionando a todo vapor, literalmente, a sociedade carioca passou a subir o Corcovado para admirar do alto as belezas cariocas.

Vale a pena conhecer!

Imagens: Wiki Commons

Deixe seu comentário

Tags

História do Brasil
BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - ​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

Outubro de 2021

Influência Jovem - São Jerônimo

São Jerônimo

Outubro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: