POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi

O que você sabe sobre ele?

Influência Jovem -
Dia 27 de fevereiro comemora-se o “Livro Didático”. 📚

O que você sabe sobre ele?

No governo de Getúlio Vargas (1937) foi criado o decreto-lei nº 93 com a finalidade de fiscalizar a elaboração do livro didático. Até esse período livros e cartilhas que auxiliassem o ensino das crianças e jovens eram elaborados pelos próprios professores. Obras literárias vindas da Europa eram traduzidas.

Embora houvesse certa escassez de livros, no período de 1870 o cenário começou a mudar, momento em que o imperador Dom Pedro II já era bastante atuante na cultura do Brasil.

Nessa época, uma série de livros de leitura elaborada pelo baiano Abílio César Borges, barão de Macaúbas, era largamente utilizada nas escolas do país. Os livros, de baixo custo, foram de grande importância na área pedagógica e motivou diversos debates sobre o ensino no Brasil.

No sul do país, um professor que influenciou foi o alemão Wilhelm Rotermund que introduziu práticas pedagógicas utilizadas na Alemanha, com o entendimento de que os imigrantes deveriam manter suas raízes próximas à sua tradição germânica. Rotermund morou no Rio Grande do Sul, criou o jornal Deutsche Post e foi autor de diversas cartilhas e de 16 livros escolares para escolas de imigração, em que cinco foram escritos em português.

Neste período, as obras literárias e de ensino estampavam preceitos morais, como a importância da família, o amor à pátria, ao trabalho e ao conhecimento. Mário Ferreira dos Santos ainda nos convida:
⠀⠀
“É hora, de uma vez por todas, de dizer basta a esses erros, e lutar por um mundo melhor, mas um mundo construído por nossas mãos pela nossa inteligência, por todos nós, responsáveis de tudo quanto acontece, e não apenas por alguns iluminados, que se julgam os porta-vozes da divindade, super-homens que nada mais são que super-pigmeus, cuja única grandeza é a sombra imensa, que projetam nos entardeceres humanos.”

Deixe seu comentário

Tags

História do Brasil
BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - ​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

Outubro de 2021

Influência Jovem - São Jerônimo

São Jerônimo

Outubro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: