POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi

"Já raiou a liberdade, já raiou a liberdade no horizonte do Brasil!

Influência Jovem -
L I B E R D A D E ! ! ! 🙌 🎉🎊

Senta que lá vem história! 📜

Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil, já raiou a liberdade no horizonte do Brasil, já raiou a liberdade, já raiou a liberdade no horizonte do Brasil!…”

Este é o trecho inicial do nosso hino da Independência, que por 80 anos foi o Hino Imperial do Brasil. O hino foi composto pelo próprio D. Pedro I.

Quantas vezes são necessárias que nos lembremos das frases que forjaram a nossa história, frases que remetem a busca pela liberdade, ao amor ao país, e ao brio dos brasileiros, sentimentos ofuscados por histórias mal contadas ou vistas apenas pelo seu viés negativo? A quem interessa que o povo brasileiro olhe para o seu passado com vergonha? O que ganhamos com isto?

Com a chegada da família real em 1808, que partiu de Portugal deixando Napoleão Bonaparte a ver navios, o Brasil tinha deixado de ser apenas uma colônia e passado a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.

Em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga em São Paulo, D. Pedro I, ao receber uma carta assinada por sua esposa D. Maria Leopoldina e por José Bonifácio, externou a decisão de tornar o Brasil independente da coroa portuguesa.

O grito do Ipiranga não foi um ato isolado, foi o ápice de todo um processo para que o Brasil não voltasse a ser colônia de Portugal.

José Bonifácio e D. Leopoldina foram decisivos na Independência do Brasil, mas aí tem muito mais história…

A propósito:
“Brava gente Brasileira! longe vá temor servil, ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil!”.

Deixe seu comentário

Tags

História do Brasil
BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - ​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

Outubro de 2021

Influência Jovem - São Jerônimo

São Jerônimo

Outubro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: