POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi

Uma iniciativa do Papa Gregorio XIII.

Influência Jovem -
O ano está só começando, então...

Senta que lá vem história!

Antes, uma pergunta: você já tem seu calendário 2021?

Você sabia que existem cerca de 40 tipos de calendários usados em todo o mundo?
Mas a história de hoje é sobre o nosso: o Gregoriano. É... a história é antiga...

Comprovadamente os calendários mais antigos são o hebreu (solar) e egípcio (lunar/ciclo das estações do ano). Ambos tinham o ano civil com 360 dias.

O calendário Gregoriano tem origem do primitivo calendário romano: 304 dias distribuídos em 10 meses. Numa Pompílio o reformulou e seguiu o exemplo dos gregos que estabeleciam o ano em 12 meses (o 12º mês era Fevereiro), tendo 354 dias (ano lunar), e aumentado posteriormente para 355 e 366,25 dias.

No ano 708 de Roma (ou 46 a.C.) Júlio César oficializou novo calendário, o que resultou um ano civil de 445 dias, e ficou conhecido como o “Ano da confusão”. Por fim, com 365 dias e um ano bissexto de 366 dias ficou definido o calendário Juliano.

Devido à diferença de duração entre os anos trópico e Juliano, e a necessidade de manter a data da Ressurreição de Cristo, a Páscoa, coube ao Papa Gregório XIII a inciativa de uma reforma completa do calendário. Através da Bula Papal “Inter Gravissimus” de 24 de fevereiro de 1582 foi criado oficialmente o Calendário Gregoriano. Portugal, Espanha e Itália foram os únicos países que aceitaram de imediato a mudança.

O Calendário Gregoriano é baseado em um ciclo de 146.097 dias que, por ser divisível por 7, se repete exatamente a cada 400 anos. Este calendário é mais preciso que o Juliano pois tem um erro de 03 dias em cada 10.000 anos.

Curiosidade:
Hoje, 06/01/2021, no calendário judaico, é dia 22 Tevet do ano de 5781. O Ano Novo é comemorado no final do mês de setembro, durante o mês de Tishrei que se refere ao aniversário da criação do universo.

Quer saber mais? 📂
Acesse:http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm (Depto. de Matemática da Universidade de Coimbra/Portugal).

Deixe seu comentário

Tags

História Geral
BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - ​O Belo Círculo da Multidisciplinaridade

​O Belo Círculo da Multidisciplinaridade

Setembro de 2021

Influência Jovem - 7 de setembro jamais será vermelho!

7 de setembro jamais será vermelho!

Setembro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: