POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi

Conheçam as preciosidades que temos em nossas Minas Gerais.

Quando caminhamos pelas cidades históricas de Minas Gerais, principalmente Ouro Preto (a antiga Vila Rica), Congonhas do Campo e Sabará , nos deparamos com inúmeras obras em pedra sabão e madeira atribuídas a um artista que não se sabe ao certo sua verdadeira origem, mas que notadamente marcou o acervo artístico brasileiro.

Considerado um gênio, Antônio Francisco Lisboa tem sua biografia relatada em fragmentos bibliográficos, nenhum deles com comprovação efetiva. Há relatos de que nasceu em 29 de agosto de 1730, mas algumas pesquisas narram que tenha nascido em 1738 na cidade de Vila Rica, filho de Manuel Francisco Lisboa, arquiteto e carpinteiro português e Isabel, uma mulher negra escravizada.

Quase todas as informações baseiam-se no livro escrito em 1848 por Rodrigo José Ferreira Bretas e assim como seu contemporâneo Tiradentes, há algumas informações divergentes em sua história.

Existe até o relato do livro “o Aleijadinho e o aeroplano” de Guiomar de Grammont de que Aleijadinho não existiu e sim Antônio Francisco Lisboa, segundo a autora, existiram diversos Aleijadinhos, inventados à medida que se deu a construção nacionalista de uma imagem da “arte brasileira” em diferentes contextos, do século XVIII até hoje.

Controvérsias à parte, não há dúvidas da genialidade e beleza do legado artístico atribuído a Antônio Francisco Lisboa, suas igrejas, pias batismais, altares, portais e acima de tudo os entalhes do martírio de Cristo e seus doze profetas de pedra sabão em Congonhas do Campo, .

O ouro descoberto naquela região em 1650 possibilitou o desenvolvimento da região tanto financeiro quanto cultural. Em Vila Rica, atual Ouro Preto havia uma efervescência cultural.
Não se sabe quem foram os mestres de Aleijadinho, possivelmente tenha sido seu pai, mas devido a riqueza financeira e cultural da região, existiam muitos artistas passíveis de orientá-lo, além disso ele pode ter consultado diversos materiais iconográficos a seu dispor.

A partir de 1777, quando já era um escultor e arquiteto consagrado, começou a desenvolver uma doença degenerativa que iniciou pelos dedos dos pés, fazendo-os cair e depois atingiu também os dedos das mãos. Dizem que ele arrancava os dedos apodrecidos com formão e amarrava as ferramentas em suas mãos para continuar sua obra. Até hoje não se chegou à conclusão de qual teria sido esta doença.

Alguns historiadores dividem sua obra em dois períodos, antes e depois de sua doença. O período antes de sua doença foi chamado período luminoso, em que ele esculpe em Ouro Preto. Nele sua obra é considerada equilibrada, sutil, linear e resplandecente em luz.

No segundo período, no auge da doença e da deformidade ele se muda para Congonhas do Campo e produz aquelas que são suas maiores obras, os doze profetas em pedra sabão e esculpe também em cedro os chamados 66 passos da paixão de Cristo, que é uma visão bíblica gótica e aterradora com todos os sofrimentos de Cristo entalhados em cedro.

Há relatos que com o avanço da doença ele passou a circular pela cidade apenas à noite e tornou-se cada vez mais recluso e agressivo, inclusive com seus 3 escravos, que vendo o sofrimento de seu mestre, seguiam fiéis.

Do barroco ao rococó, artista de mão cheia ou não, chamado de “Bernini dos trópicos” e “El Greco negro”, com razão ou não, a verdade é que preciosidades em madeira e pedra sabão atribuídas a Antônio Francisco Lisboa existem em nossas Minas Gerais e recomendo a todos conhecer.
Influência Jovem -

Deixe seu comentário

Tags

História do Brasil
BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - Como matar o que te enfraquece: Killing Kryptonite

Como matar o que te enfraquece: Killing Kryptonite

Agosto de 2021

Influência Jovem - Jovens RetardadEs

Jovens RetardadEs

Julho de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: