POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi

Outra carta escrita na "Terra de Vera Cruz" faz companhia à carta de Pero Vaz de Caminha.

Influência Jovem -
Redigida em “Vera Cruz”, a carta de autoria do mestre João (há pistas consistentes de que seja João Faras) faz companhia à carta de Pero Vaz de Caminha. São os dois únicos originais que subsistiram da estadia da armada de Cabral no Brasil e que foram dirigidos ao mesmo destinatário.

Provavelmente foi iniciada em 28 de abril de 1500, e terminada na mesma data que a carta de Caminha: 1º de maio de 1500. A escrita é um misto do espanhol, português e com sua assinatura em latim.

O autor é identificado como bacharel em Artes e Medicina, além de físico e cirurgião do rei de Portugal. Fez observações de âmbito geográfico e astronômico, respectivamente, o que foram os primeiros procedimentos científicos, de que há notícia, em território brasileiro. Na expedição também realizou a medição de latitude mediante utilização de astrolábio.

Quer saber mais? 📂

Você pode encontrar o conteúdo completo sobre esta carta no endereço: https://digitarq.arquivos.pt (Arquivo Nacional Torre do Tombo/ Lisboa – Portugal)

Deixe seu comentário

Tags

LivrosHistória do Brasil
BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - ​O Belo Círculo da Multidisciplinaridade

​O Belo Círculo da Multidisciplinaridade

Setembro de 2021

Influência Jovem - 7 de setembro jamais será vermelho!

7 de setembro jamais será vermelho!

Setembro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: