POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi
Influência Jovem -
Publicado originalmente em 02/out/2021

Hoje recebi um grupo de alunos de 8 a 13 anos para duas horas de conversa, demonstrações e muita diversão. Um pouco da forma ideal de se transmitir conhecimento. O especial nesse cenário é a diversidade de assuntos relacionados que permite ao aluno contextualizar melhor o que é apresentado e assim absorver o conteúdo com muito mais facilidade e persistência.

Começamos com eletricidade básica, usando a metáfora do rio, excelente para corrente contínua. Passamos por segurança no trato de dispositivos elétricos até eventos pitorescos diversos.
Dali evoluímos para motores e geradores, com demonstrações práticas, seguidas de observação detalhada de um sistema de automação de iluminação baseado em Arduíno.

Em seguida expus diversos projetos de minha autoria, como um guindaste-robô, uma torre de vigilância e até uma cabeça reduzida estilo Hotel Transilvânia, só que falando de verdade. As crianças puderam ver que são poucos os limites para a criatividade hoje em dia.

Depois falamos da Natureza e o papel do cientista em relação à ela, citando alguns exemplos ricos, como a observação do número representado pela letra grega Pi e o esforço pioneiro de Isaac Newton ao se questionar sobre fenômenos aparentemente evidentes. Embarcamos com ele num barco, atravessamos o Canal da Mancha e seguimos de carruagem pela França até nosso destino na Schwartzwald (Floresta Negra, Würtenberg - Alemanha).

Depois observamos o funcionamento de magnetos, bússolas e da navegação primária. Eles apreenderam o conceito de campo permanente invisível e algo sobre o núcleo ferroso do planeta. Dali fomos para ondas, depois para aviação, onde conversamos sobre outro tipo de ondas, essas do mar, e a beleza da repetição de padrões que vão do minúsculo caracol até a mais gigantesca galáxia.

A cada comentário, uma semente de curiosidade plantada. A cada demonstração, a certeza da associação resistente com o assunto. A criançada ria, arregalava os olhos e conversava. Uma alegria tremenda.

Depois vimos que o avanço intelectual do Homem ocorre desde sempre e que há muita coisa legal na ciência do passado e muito a se garimpar em artefatos antigos, como uma réplica de um gládio romano, revelando sua origem na águia e na loba com os dois irmãos.

Disparos de canhão de ar, estudo do canhão de verdade, pólvora, reverberação do som e o feroz fluxo obsolescente da modernidade.

Ao fim de tudo isso, fotos, brincadeiras, poses e a certeza definitiva de que o aprendizado é uma dádiva, uma fonte inesgotável de diversão e riqueza.

Trabalho sim. Mas muito mais, também. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Deixe seu comentário

Tags

BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - ​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

​Feliz dia dos Professores! (Atrasado mesmo)

Outubro de 2021

Influência Jovem - São Jerônimo

São Jerônimo

Outubro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: