POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi
Influência Jovem -
Fala-se muito em nossos dias sobre “guerra cultural”. As artes fazem parte da cultura de um povo, culminando para o éthos. 

Seria a arte uma arma na chamada “guerra cultural” (ou guerra espiritual, como pensam alguns, incluindo eu)? Vejamos um pouco de etimologia:

No grego, a palavra para arte é tekhné. Os romanos traduziram essa palavra para o latim como ars.

Ambos os termos — em grego e em latim — significam técnica, habilidade. Mas também, por extensão, um texto que ensina uma habilidade, ao que chamamos em português de manual. 

Em latim, ars deriva da palavra armus, que designa “ombro” ou “braço”. Curiosamente, a raiz ar de ars é a mesma de arma.

É como se as palavras “arte” e “arma” fossem irmãs. A arte é, então, uma forma de arma e, mais que isso — como vimos na etimologia —: um manual, e um “braço” simbólico do artista, que pode ter suas intenções ao fazer a arte.

A literatura (incluindo história e escrituras sagradas de todo tipo), pintura, esculturas, arquitetura, música, dança, são formas de arte que podem permear o imaginário de um povo, para o bem e para o mal. 

A arte não é apenas uma arma na “guerra cultural”, é uma das principais armas, mais duradoura e resistente que qualquer outra arma. Não menosprezemos tal ar(te)ma.

Deixe seu comentário

Tags

BLOG RELACIONADAS

Gostou do que viu aqui? Então com certeza você também vai gostar de nossas outras matérias (difícil vai ser você escolher qual a sua preferida depois, mas ok, você que lute). Clica aqui e confere, vale a pena!

Influência Jovem - Cinco anos sem Fidel Castro

Cinco anos sem Fidel Castro

Novembro de 2021

Influência Jovem - Kyle Rittenhouse e  a sensação de que ainda há justiça!

Kyle Rittenhouse e a sensação de que ainda há justiça!

Novembro de 2021

Influência Jovem - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: